"Ler-se(r)", livro de crônicas do professor de Literatura do Colégio Sólido Márcio Adriano Moraes é uma das obras indicadas para o Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Esta é a primeira vez em que o escritor, de 33 anos de idade, tem um trabalho indicado para as provas da instituição. Sua obra deverá ser lida por cerca de 4 mil estudantes que farão as provas da terceira etapa e que concorrerão a uma das 725 vagas em 64 cursos de ensino superior oferecidas pelo PAES 2017.
Foto: Luís Alberto Caldeira/Arquivo Colégio Sólido
"Foi uma surpresa ao verificar a lista e ver meu nome entre os autores. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento ao meu trabalho. Ler-se(r) é o meu primeiro livro de crônicas lançado no ano passado. A Unimontes está mantendo a tradição de indicar autores regionais, assim como foi em 2016 com os livros de Karla Celene Campos e Wagner Rocha. A proposta da terceira etapa do PAES é justamente dar espaço às crônicas e aos contos, especialmente de escritores contemporâneos, além de um diálogo com a Literatura Comparada com outras artes como a indicação do filme 'O carteiro e o poeta'", destaca o professor.
As inscrições para o PAES 2017 poderão ser realizadas de 05/06 a 14/08 no www.cotec.unimontes.br.
Obras indicadas
1ª etapa: Os livros indicados para esta etapa contemplam o tema da infância, em diferentes épocas, registros e linguagens. O objetivo é permitir que o leitor, de posse das diferentes representações, possa ler, comparar e relacionar as muitas formas como a arte registra uma das fases mais emblemáticas da vida humana.
1. Romance: O meu pé de laranja lima. José Mauro de Vasconcelos.
2. Poemas: Meus oito anos, Casimiro de Abreu; Infância, Carlos Drummond de Andrade; Minha infância, Cora Coralina.
3. Tela: Meninos soltando pipas, de Cândido Portinari
4. Música: Meu Guri, Chico Buarque de Holanda.
5. Filme: Cidade de Deus, direção de Fernando Meirelles, Kátia Lund.
2ª etapa: A segunda etapa privilegia os retratos de mulher, que se vão alterando, de acordo com a época e de acordo com o artista. Nesta fase também se requisita do leitor capacidade de ler diferentes registros semióticos: palavra, música, cinema e tela apresentam diferentes mulheres, que compõem desde o tipo romântico, idealizado, até o viés crítico, problematizado, da atualidade.
1. Romance: A Moreninha, Joaquim Manoel de Macedo.
2. Contos: A mulher de preto e Uma senhora, de Machado de Assis.
3. Músicas: Beatriz e Mulheres de Atenas, de Chico Buarque e Holanda.
4. Telas: Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli; Nascimento de Vênus, de Di Cavalcanti.
5. Filme: Inocência (adaptação do romance de Visconde de Taunay), direção de Walter Lima Júnior.
3ª etapa: A terceira etapa abre espaço à narrativa curta, às crônicas e aos contos, especialmente a de escritores contemporâneos. Também se abre a possibilidade de ler comparativamente um filme, da contemporaneidade. As obras desta etapa refletem o objeto literário frente às requisições do mundo hoje.
1. Tremor de terra, de Luís Vilela. (livro de contos)
2. A casa da palavra, de Marina Colasanti. (livro de contos)
3. O melhor da crônica brasileira, editora José Olympio, 5ª edição, 2007. (crônicas)
4. Ler-se(r), de Márcio Adriano Moraes. (crônicas).
5. Filme: O carteiro e o poeta, direção de Michael Radford.