Nesta semana, vídeos em que adolescentes aparecem brincando de derrubar uns aos outros no chão dentro de escolas começaram a circular novamente nas redes sociais e a preocupar pais e mães neste início de ano letivo.
Em um desses registros, adolescentes aparecem dando uma rasteira em um terceiro. Em outros, a brincadeira é a chamada "roleta humana", envolve três pessoas – uma delas é girada para trás pelos outros colegas. Em novembro do ano passado, uma adolescente de 16 anos morreu em Mossoró/RN, depois de bater a cabeça enquanto participava da brincadeira.
Especialistas afirmam que essas brincadeiras podem causar sérios acidentes e levar até mesmo à morte. De acordo com os médicos, uma pancada mais forte na cabeça pode resultar em traumatismo craniano, com hematomas cerebrais.
Preocupados com esse problema, o setor psicopedagógico de nosso colégio tem orientado os alunos para que não repitam modismos que aparecem nas redes, alertando sobre os riscos para que preservem suas vidas e a de seus colegas. Além disso, colocaremos em prática projetos para incentivar o talento de nossos alunos para ações positivas.